Apocalipse - O Livro das Revelações (Parte 1)

          De tudo o que se sabe sobre o Apocalipse, o cumprido e o não até agora, só temos uma certeza: Vivemos os ultimos dias da Igreja na face dessa terra. As profecias se cumprem a cada dia demonstrando que o fim está próximo, o aumento da iniquidade; guerras e rumores de guerras; pais contra filhos e filhos contra pais; violência, mortandades, pestes e fome em todo o globo terrestre e o grande ápice dos eventos cataclísmicos: o surgimento da besta, do anticristo e do falso profeta.
         No afã de conhecer as maravilhas que este Livro nos mostra empenhamo-nos a fazer um estudo completo das profecias previstas no Apocalipse escrito por João na Ilha de Patmos, juntamente com o que de melhor há nas mídias tecnológicas, internet, blogs e pesquisas realizadas em livros e tudo o mais necessário para um bom estudo bíblico.
           Busquei os melhores textos e imagens com a finalidade de proporcionar aos participantes dos cultos de quarta-feira, na nossa igreja, um melhor entendimento das profecias para os nossos dias. Desde o Capítulo 1 até o 3 o Senhor se apresenta a João como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Como aquele que anda no meio dos castiçais de ouro e cujos olhos estão sobre toda a terra.
           Vislumbramos então as maravilhas do Senhor quando mostra todo o seu conhecimento do que se passava com as 7 Igrejas da Asia, as quais, uma a uma, o Senhor mostrou seus defeitos, seus problemas mas tambem as suas perseveranças em guardarem o que de melhor possuiam: a fé em Deus.
           Em Apocalipse 4:2-3 temos a magnífica visão do trono de Deus:
2 - E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
3 - E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
           Nos capítulo seguintes manifestamos a Glória de Deus que enche os céus onde os seres viventes, juntamente com os 24 anciões inrrompem com Glórias sem cessar. Apocalipse 5:14 E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.
           Da cena de adoração perfeita descrita no capítulo cinco chegamos ao momento da abertura dos selos do Livro Sagrado apartir do Capítulo 6. A visão dos quatro cavaleiros saindo em direção à terra é estarrecedora. Um a um vão cumprindo suas missões e os castidos começam a ser lançados sobre a terra.
As tragédias vão acontecendo. Apocalipse 6:12-13
12 - E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
13 - E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.

É apenas o princípio das dores, pois coisas bem piores estavam por vir. Uma grande bênção está guardada no Capítulo 7 para aqueles que permanecerem fiéis até o fim. Juntamente com o remanecente de 144 mil que serão guardados destes dias, somam-se uma multidão de incontáveis servos do Senhor que, vestidos de branco e com palmas nas mãos, entrarão nas mansões celestiais para o seu encontro com o Senhor de toda a vida. Aleluia! Apocalipse 7:9 "Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;" Essa é a recompensa para os que permanecerem fiéis ao Senhor.
          Com a abertura do sétimo selo no Capítulo 8 dá-se início a uma série de castigos sobre a terra com o toque das 7 trombetas de Deus. Apocalipse 8:8 "E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar." 
          Fogo, saraiva, fome, peste e destruição ocorrem sobre os quatro cantos da terra, mas ainda assim os homens não se arrependem dos seus maus caminhos. Vemos como se segue Apocalipse 9:20-21
20 - E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
21 - E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.

          Com os Capítulos 10 e 11 vêm um breve intervalo nos acontecimentos para termos a visão do livrinho e da vinda das duas testemunhas para ministrarem a salvação e arrependimento a todos os homens. Infelizmente a besta os matará, mas o Senhor os fará ressuscitar e os tomará para sí causando uma grande festa com a sua chegada aos céus do trono do Senhor. Vale ressaltar o amargor do livrinho sendo comido por João representando a angústia daqueles que pregam a Palavra de Deus e muitas vezes pagam o preço pela sua ousadia. Apocalipse 11:12 "E ouviram (as duas testemunhas) uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram." 
          A partir do Capítulo 12 (metade do Livro de Apocalípse) acontece o surgimento das bestas, do Anticristo e do Falso profeta. Apocalipse 12:3 "E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas"
A continuação deste estudo veremos na parte 2 deste artigo.
Ressalto que todas as quartas-feiras estamos estudando este Livro, versículo por versíclo, na Comunidade Evangélica Jericó - COMEJE, sempre as 19h30min. A sua presença é nossa maior alegria.

 Roberto Tourinho da Trindade
Pastor Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visualizadas