A SANTA CEIA DO SENHOR

A CEIA DO SENHOR – Mt 26.20 – 29
Não existe nada maior que simbolize a vida da igreja do que a Santa Ceia do Senhor
Não há nada que identifique mais o crente do que a Cerimonia de Santa Ceia
A páscoa fora instituída por Deus na noite da saída do povo de Deus do Egito por meio de Moisés e passou a fazer parte das sete festas comemorativas do povo de Israel. 
A Ceia do Senhor fora instituída por Jesus na noite em que começaria o seu martírio (quinta-feira)...ou seja, a noite da comida da Páscoa dos Judeus.
O pão e o vinho são símbolos singulares no seu significado e apontam para os fundamentos da fé cristã. O pão “corpo”; o vinho “sangue”. Nisto nós vemos:
A partir de Mt 26.20 – a linguagem original da Palavra é “entregar” e notem que “todos” metiam a mão no prato de Jesus, ou sejam, todos eram de confiança.
E Jesus diz “um de vós há de me trair” e isso os deixou confundidos
Quantos Ministros vivem do Ministério de Jesus...mas parece que já se esqueceram disso...
Mt 26.22 – e começaram a perguntar-lhe: “Acaso sou eu, Senhor?” 
Satanás queria Pedro, mas Jesus o avisa e ora por ele. 
Poderia ser qualquer um que estivesse com a mente ou o coração sujo naquele momento.
Alguém preocupado com bens materiais, com afazeres diários, com o amanhã... e esquecesse que o Senhor é dono de todas as coisas.
Mt 26.25 – E, respondendo Judas que o entregava, perguntou: “Porventura sou eu Rabi?” Respondeu-lhe Jesus: “Tu o tens dito”
Notemos alguns pontos importantes a partir daqui:
A Ceia do Senhor só começa quando o traidor se retira
A Ceia do Senhor começa quando tudo é revelado, e nada está em oculto
A Ceia do Senhor é dada aos discípulos, e não aos inimigos
A Ceia do Senhor é repartida e não é possessão de alguns
A Ceia do Senhor é dada sob bênção e com atitude de ação de graças a Deus, porque é uma bênção que os homens não mereciam
A Ceia do Senhor é a comunhão de cada membro e cada pedaço de pão servido não é para ser multiplicado, mas compartilhado integralmente
A Ceia do Senhor é a reunião íntima entre Cristo e sua Esposa, a Igreja, na mesa da comunhão
A Ceia é uma declaração de fidelidade da esposa ao Seu Esposo.
A Ceia é oferecida enquanto comemos, pois quem dela participa está em plena comunhão com a Palavra.
Mt 26.26 – E, enquanto eles comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, partiu e deu aos discípulos, dizendo: “Tomai, comei; isto é o meu corpo” 
Pelo pão Cristo participada vida do seu corpo, mas pelo vinho, nós participamos da vida de Cristo em nós. É uma comunhão mutua e íntima.
Mt 26.27 – E, tomando um cálice, e havendo rendido graças, deu-lho, dizendo: “Bebei dele todos;”
O sangue de touro do Antigo Pacto não pôde ser compartilhado, mas agora na Nova Aliança, estava sendo oferecido a todos
Mt 26.28 – Porque isto é o meu sangue, o Sangue do Novo Testamento, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.
Mt 26.29 – “Verdadeiramente vos digo que, desde agora, não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia quando o beberei de novo convosco, no Reino de meu Pai”
Amados... Vivemos a expectativa da grande Bodas do Cordeiro, uma celebração especial que há de revelar vida, não será um memorial de morte, mas será um prêmio para todos aqueles que forem fiéis à Ceia do Senhor, aqui na terra.
Que estejamos prontos para Vê-lo frente a frente, nesse grande e sublime “Dia do Senhor!”
Que Deus o abençoe!  

Bispo Roberto Tourinho da Trindade
Presidente da Comeje-AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visualizadas