O QUE A PRESENÇA DE DEUS FAZ EM NOSSAS VIDAS - MENSAGEM DA CAMPANHA "ARCA DA ALIANÇA"

O que a presença de Deus faz em nossas vidas

Hebreus 9:4
ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança;

Introdução:
Sabemos que a arca da aliança simbolizava a própria presença de Deus.  Ela também era uma figura do próprio Jesus que ainda se revelaria fisicamente na Terra.
Esses três elementos que foram depositados no interior da arca por direção de Deus, apontava para Jesus. 
1.     As tábuas da lei apontam para Jesus como o verbo de Deus. (Jo.1:1,14)
2.     O maná fala de Jesus como o Pão vivo que desceu do céu. (Jo.6:51)
3.     A vara de Arão que floresceu aponta para Jesus como a videira verdadeira (Jo.15)
Porém, nessa mensagem, quero ainda sobre esses três elementos - as tábuas da lei; o maná e o bordão de Arão - falar sobre Jesus habitando em nós.
Antes os sacerdotes carregavam a arca nos ombros, hoje, na dispensação da Graça, carregamos a presença de Deus dentro de nós.  Esse privilégio também nos dá uma enorme responsabilidade.

ARCA DA ALIANÇA

1) as 2 tábuas de pedra (Os 10 Mandamentos)
É importante notar que a arca continha as duas tábuas do Decálogo (os Dez Mandamentos). Lembrando que Deus tinha feito uma aliança com Israel, mas o seu povo tinha quebrado. Por sua graça, Deus renovou a aliança, e ordenou que o registro (as tábuas de pedra) deveriam ser depositados na santa arca. O Livro da Aliança que tratava de outros aspectos da lei e das ordenanças, foi depositado ao lado da arca. Mas os 10 Mandamentos foram armazenados dentro da própria arca.
Ex 25:16 " Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.
Davi mamava tanto os mandamentos do Senhor que escreveu o Salmo 119, com 176 versos declarando a sua paixão pela Palavra, não foi em vão que recebeu do Senhor o título de nome segundo o Seu coração.
Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. (Salmos 119:11)
Precisamos amar a Palavra, viver a Palavra, respirar a Palavra.
2) um pote de ouro contendo um ômer de maná (Hb 9:4)
Também foram colocados dois outros artigos dentro da arca. Um deles era um pote contendo um ômer (3,6 litros) de maná (Hb. 9:4) como um memorial da provisão de Deus:

Ex 16:32-33 " E disse Moisés: Esta é a palavra que o SENHOR tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do SENHOR, para guardá-lo para as vossas gerações."

Reconhecer o Senhor como o nosso provedor transforma a nossa forma de viver nesse mundo.  Vivemos numa sociedade materialista e consumista.  As pessoas hoje dedicam-se tanto ao trabalho em detrimento de coisas preciosas como a família, o congregar fielmente na igreja. Por isso vivem estressadas, impacientes, irritadas e o impressionante que nunca estão satisfeitas com as suas conquistas.
O maná simboliza o cuidado de Deus com os seus filhos.  Ele nunca nos abandona.
Muitos crentes não são dizimistas e ofertantes fiéis porque não reconhecem o maná de Deus em suas vidas.  Não confiam que o Senhor Jeová Jiré é o nosso Deus.


Jo 6:50-51 " Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."

3) depois eles colocaram a vara de Arão que floresceu (Num 17)

O terceiro artigo colocado era a vara de Arão que da qual saíram brotos, floresceu e frutificou amêndoas maduras em uma única noite, como sinal da escolha de Deus por Arão para o sacerdócio (Hb. 9:4).

Num 17:7-8 " E Moisés pôs estas varas perante o SENHOR na tenda do testemunho. Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas."

O bordão simboliza a aprovação de Deus para sermos os seus sacerdotes. (Ap.5:10)
Como sacerdotes temos liberdade de estar na presença do Senhor. Temos o encargo da intercessão e da adoração.
Não há mais o que nos separa do trono de Deus, somos o próprio santuário Dele, o verdadeiro lugar de culto, o altar e o próprio sacrifício (Rm.12:1).

CONCLUSÃO


Isso tudo requer de nós santidade, pois somos a Casa de Deus, os depósitos da presença  do Todo Poderoso, precisamos honrar essa escolha de Deus pelas nossas vidas.

Mensagem ministrada na Comeje pelo Pastor Luciano Pedrosa - Igreja da Paz, no dia 31 de Agosto de 2014, na Campanha "Arca da Aliança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visualizadas