ALIANÇA EM TEMPOS DIFÍCEIS - MENSAGEM DA CAMPANHA "ARCA DA ALIANÇA"

ALIANÇA EM TEMPOS DIFÍCEIS

Rute 1 :1-4

Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos.
Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noêmi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali. E morreu Elimeleque, marido de Noêmi; e ficou ela com os seus dois filhos, os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos. 

Introdução:
Que tipo de pessoa somos nós? Será que aqueles que vivem conosco têm uma imagem negativa
a nosso respeito? Deus quer que sejamos pessoas de compromisso e de Aliança e que mesmo quem vive no nosso Lar nos veja como Homens e Mulheres de Deus!

A maioria das pessoas faz Aliança com Deus no meio das dificuldades, ou seja, entregam-se a Jesus no meio de um problema nas suas vidas. O tempo da dificuldade e da escassez leva-nos a procurar respostas e soluções. Hoje iremos aprender com uma família que passou por grandes dificuldades mas que tinha uma aliança com Deus e familiar.

A IMPORTÂNCIA DE ESTAR NO LUGAR CERTO

1.      Elimeleque e Noêmi estavam na terra da promessa, mas devido à fome esqueceram-se se da promessa e da aliança que tinham com o Senhor e foram para um outro lugar. Elimeleque saiu da Terra Prometida para o território do inimigo e então lá morreu juntamente com os seus dois filhos.
2.      Quem quebra uma aliança, assina um atestado de morte. Elimeleque quebrou a sua Aliança com Deus. E seus filhos viveram 10 anos em Moabe onde vieram ambos a morrer. Quando há escassez de recursos, a solução não é fugir da terra da Aliança, mas sim permanecer firme. (NUM.23.8 e 23:19)
3.      O diabo não quer apenas esfriar o homem e fazê-lo cair ou deixá-lo no banco com os braços cruzados. O alvo do diabo é tirar-te do caminho do Senhor.

UMA ALIANÇA COM UMA PESSOA COMPLICADA

1.                  O livro de Rute começa por descrever quem eram Noêmi e Elimeleque, os seus filhos, mas apresenta-nos uma mulher extraordinária. Hoje não iremos apenas ver alguns detalhes da sua vida mas iremos focar aquele que eu penso ser o ponto principal da sua caminhada. 
2.                  Rute era uma Moabita (não pertencia ao povo de Israel). Em Números 23 Mostra como Balaque quis contratar o profeta Balaão para amaldiçoar o povo de Deus. A partir daí Moabe e os seus habitantes ficaram debaixo de uma maldição. Apesar de não ser parte do povo de Deus e de uma nação amaldiçoada Rute veio a estar na linha direta do nascimento do Messias não apenas porque casou com um Israelita. De fato o seu esposo morreu, mas ela decidiu fazer uma aliança com a sua sogra Noêmi. 3. Noemi era uma mulher cheia de amarguras e não devia ser fácil viver com ela. 

Rute 1

20 Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noêmi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura.  21 Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noêmi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu? 

4.  Esta não era uma mulher queixosa, mas muito amargurada e com muitas feridas interiores. Ela havia perdido o marido e os seus dois filhos e por isso não sentia muito desejo de estar feliz. Contudo ela era uma mulher especial por detrás de toda essa amargura e assim Rute fez uma Aliança com ela.

5.  Rute fez uma Aliança com cinco elementos diferentes:

1.  Para onde fores eu irei.
2.  Onde viveres eu viverei contigo.
3.  A minha nacionalidade passa a ser Israelita (povo de Deus)
4.  O teu Deus será o meu Deus.
5.  Onde tu morreres aí permanecerei e morrerei no mesmo lugar.

CARACTERÍSTICAS DE UMA ALIANÇA DIVINA

1.  Lutar para ser discípulo de um bom professor.

2.  É preciso ter um discipulador e aprender dele.
3.  Devemos ter uma Aliança familiar.
4.  Necessitamos ter a mesma visão de Deus.
5.  A nossa Aliança vence a morte.

A ALIANÇA QUE VENCE A MORTE 

1.  Rute estava pronta a fazer uma Aliança que vence a morte. Se não estivermos prontos a fazer este tipo de Aliança não poderemos ter sucesso como líderes da MDA.

2.  Noêmi era uma mulher amargurada mas Rute estava pronta a fazer Aliança com ela pois havia uma característica especial na sua vida. Deus quer transformar-nos em homens e mulheres de vitória e de caráter. Mesmo que você seja alguém que nasceu debaixo de maldição como Rute poderá entrar para a família de Jesus se estiver disponível para fazer uma Aliança que vence a morte com o seu líder. 

3.  Jesus fez uma aliança que vence a morte com os seus doze:

João 15.13-15 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. 

A ALIANÇA EM TEMPOS DIFÍCEIS VEM POR UMA VISÃO DE DEUS

1.                  Muitas pessoas não entendem o que é ter uma visão de Deus. Devemos ser capazes de entender que a visão de Deus para a nossa vida passa por fazermos Alianças com a nossa liderança espiritual. Isso pode-nos obrigar a desistir das coisas supérfluas que vão atrasar a visão de Deus.

2.                  Eliseu tinha uma Aliança com Elias. Quando tudo parecia estar terminado e Elias ía partir para o Céu Eliseu estabeleceu com ele uma Aliança que venceu a morte. Depois de três vezes seguidas Eliseu ter sido mandado embora por Elias ele lhe afirmou que não o deixaria até á morte. Por fim, antes de ser arrebatado foi estabelecida uma nova Aliança entre o discipulador e o discípulo.

2 Reis 2:9 - Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito.


3.                  A aliança que venceu a morte nesta situação veio num tempo difícil de separação entre o mestre e o seu aluno, mas porque Eliseu passou no teste de permanecer com o seu discipulador até ao fim ele foi abençoado com a sua visão: Fazer duas vezes mais do que o seu professor! Esta deve ser a visão do bom discípulo. Jesus mesmo disse: "Aquele que crê em mim esse fará as obras que eu faço e ainda maiores pois eu vou para o meu Pai." 


4.                  Antes de partir para o Trono o Senhor Jesus fez o mesmo tipo de Aliança com os seus discípulos e em Mateus 28 ele prometeu estar conosco todos os dias desde que ganhemos almas e façamos discípulos. Essa é a nossa parte da Aliança com Jesus.

Mensagem ministrada pela Bispa Socorro Trindade na Campanha "ARCA DA ALIANÇA" no dia 14 de setembro de 2014 na COMEJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visualizadas