Amor Inter-Religioso

Casar com alguém de fé diferente pode trazer problemas.

Clarisse Werneck                        


           Casamento inter-religioso. Esse é o nome que se dá à união entre duas pessoas que não professam a mesma fé. Eles sempre aconteceram, mas, com alto índice migratório dos dias atuais, são muitos os indivíduos de culturas e credos completamente diversos que vivem próximos e, às vezes, o surgimento da paixão entre eles é inevitável.

             O bispo Renato Cardoso diz que essa união é bastante complexa e pode trazer muitos problemas para o casal. 
"A fé ocupa papel prioritário na vida de quem realmente a tem. E ela é como uma bússola: mostra a direção. Mas se essa pessoa casa com alguém de fé diferente, cada um terá sua própria direção a tomar e não haverá acordo. É impossível não acontecer um desencontro"(Renato Cardoso)
             De acordo com a esposa do bispo, Cristiane Cardoso, o cristão tem como princípios a fidelidade - ou seja, falar a verdade, ser honesto -, e a intrepidez - o que significa ter coragem.
"E se ele se casa com uma pessoa que não vê importância nesses princípios? Ficará na expectativa de ter um cônjuge que aja como uma mulher de Deus, mas esse marido ou esposa não terá como dar-lhe isso".  (Cristiane Cardoso) 

            Para o bispo Renato, um homem não pode exigir da mulher aquilo que ela não tem para oferecer. E vice-versa. "E os filhos vão seguir a fé de quem? Não é uma questão de aceitar a crença do outro, é que em um casamento precisa haver compatibilidade", completou o bispo.

            De acordo com Cistiane Cardoso, o casal tem que se tornar um. "Como é que você vai se tornar um com alguém que não tem a mesma fé que a sua?"

Texto retirado da Revista "A Visão da Fé" n.º 39 - ano 4 - outubro de 2010 (p. 29)

Um comentário:

  1. Quando Abraão mandou buscar esposa para seu filho Isaque ele disse que a mesma fosse da sua "parentela"...isso significa que a união precisa ser de pessoas com a mesma fé, com mesmo credo religioso, que pense igual bíblicamente falando, pois, "como andarão os dois juntos se não estiverem de acordo?"

    ResponderExcluir

Mais visualizadas