Direito Adquirido

Direito Adquirido

“Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos. v5” Isaias 38.1-8
Muitos crentes em Cristo Jesus desconhecem os direitos adquiridos pela fé por servir a um Deus vivo e verdadeiro que tudo sabe, tudo vê e tudo pode. Assim como a Constituição de um país garante direitos a seus habitantes, assim a Bíblia Sagrada nos garante certos direitos quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador pessoal e ingressamos em uma vida de fé cristã.
Ezequias havia servido ao Senhor todos os dias de sua vida e, por conta disto, havia adquirido o direito de ser abençoado por Ele. Entre seus feitos está o de quebrar os postes ídolos e os altares de adoração aos falsos deuses de Israel, conquistando com isso o favor do Senhor. Quando Senaqueribe invade Judá, Ezequias foi duramente afrontado por Rabsaqué (Isaías 36.4) mas mesmo assim, o rei manteve sua confiança em Deus e permaneceu firme na fé.

Para obter a vitória, orou ao Senhor (Isaías 37) e como resposta a essa oração, o Anjo do Senhor adentra o arraial dos assírios e destrói todo o seu exército, saindo Ezequias e o povo de Deus vitorioso mais uma vez.
O breve esboço abaixo simplifica nossa história:
·        Senaqueribe invade Judá
·        Rabsaqué afronta Ezequias e ao Senhor
·        Que confiança é esta em que te estribas? Is 36.4
·        A confiança está em Deus. Ezequias havia mandado retirar os altares e postes ídolos. V7
·        Ezequias consulta a Isaias. Is 37
·        O rei da Assíria envia uma carta de afronta a Ezequias. Is 37.8
·        Ezequias ora ao Senhor. 37.14-20
·        O anjo do Senhor destrói o exercito dos Assírios. Is 37.36-38.
·        O rei Ezequias adoece. 38 
Direito adquirido é aquele direito conquistado por lei e que não pode ser revogado.
1.     Direito de ir e vir. Constituição dos Direitos Humanos.
2.     Direito de escolher a quem servir. Josué 24.15
3.     Direito de herdar a vida eterna.
4.     Direito de Salvação.
5.     Direito de prosperar e ter saúde.
6.     Direito de ser cheio do Espírito Santo.
Voltemos a Ezequias novamente: Quando o rei adoece de uma enfermidade mortal (Isaías 38), a Bíblia diz que ele, ao tomar conhecimento através do profeta de que iria morrer, orou ao Senhor e chorou na Sua presença. Com certeza ele relembrou os seus feitos, seus momentos de bravura, seus instantes de fé em que a vitória veio certamente. E fez as suas petições a Deus sabendo que o Senhor podia mudar aquele quadro de enfermidade. 
Amados, nos momentos de adversidade "devemos trazer à memória aquilo que nos dá esperança..." certos que o Senhor nos garante a vitória. Inúmeras vezes, e não os culpo por isso, nos acomodamos e deixamos o barco correr, quase indo a pique, sem que tomemos uma atitude de buscar de Deus os nossos direitos de filhos, de protegidos, de ungidos, de escolhidos que somos para realizar a grande obra do Senhor.
Muitas vezes deixamos a vitória nos escapar às mãos porque deixamos de usufruir dos direitos de Filhos de Deus que temos e somos. Com o rei Ezequias não foi assim. Ele orou e chorou ao Senhor. Quebrantou o coração de Deus e fez notório os seus feitos ao Senhor e isso lhes garantiu a vitória.
A Bíblia diz que o Senhor ordenou que o profeta Isaías retornasse ao palácio e dissesse ao rei que sua oração foi respondida e que o mesmo estava lhe dando mais 15 anos de vida...isso é vitória no Senhor! Aleluia!
Por que com você não pode ser diferente? Por que a vitória não pode ser sua?
Porque você não está tomando posse dos direitos adquiridos como filho de Deus que você é.
Busque a Deus, ore, clame, chore ao Senhor. Faça notório os seus feitos, seus anseio, suas conquistas através da fé, e certamente a vitória será sua pelo sangue de Jesus!

Pastor Roberto Tourinho da Trindade
Pr Presidente da Comeje-AAP

Um comentário:

  1. Com certeza todos quanto sabem usar seus direitos de filho podem usufruir de todas as bençãos que o Senhor tem pra nós. Um dia O veremos como ele é e aí sim, veremos o quanto valeu a pena servir a um Deus poderoso.

    ResponderExcluir

Mais visualizadas